Vale a pena comprar imóvel na planta?
INTRODUÇÃO
Neste artigo, abordamos a importância de uma análise criteriosa antes de comprar um imóvel na planta, discutindo riscos e benefícios. Falamos sobre o pagamento da taxa de evolução da obra e as garantias de segurança na entrega do embarque, incluindo o congelamento da segurança até a entrega das chaves.
Financiamento por Crédito Associativo
O crédito associativo é uma linha de financiamento aberta por um banco público a exemplo da Caixa Econômica Federal, para financiamento de unidades de um empreendimento habitacional, por meio de recursos do FGTS. É estabelecido um convênio entre uma instituição financeira o construtor e o consumidor. Nesse processo, fica evidente a responsabilidade de cada um, nele a construtora se obriga a concluir a obra e a Caixa fica responsável pelo financiamento e por garantir a entrega do empreendimento, e os compradores que adquirirem o imóvel nessa modalidade, assumindo o compromisso de pagar a táxons de evolução de obra.
_ _
Analisando quanto ao aspecto de garantias, para o comprador esse convênio é muito importante, haja vista, a construtora ser obrigada a ter toda documentação do projeto em dias, passando pela avaliação do banco tanto no aspecto jurídico quanto no quesito técnico e econômico.
_ _
A partir do momento em que o comprador assina o contrato de financiamento, o banco vai repassar para a construtora apenas parte do valor financiado, por isso, cobra do cliente somente os juros referentes ao valor repassado. Nesse caso as parcelas referentes ao saldo do financiamento ficam congeladas, ou seja, independente da herança que tenha permitido no período em que o imóvel está sendo construído, o cliente vai passar a pagar quando receber as chaves, exatamente o valor contratado inicialmente.
Juros Obra o que é, como funciona
O custo do que facilita a "juros obra" ou "evolução obra" inicialmente é baixo, pois o banco repassa pouco dinheiro para a construtora que está iniciando a obra. No entanto, à medida que a construção avança, a parcela desse juro aumenta, podendo ultrapassar até o valor da parcela do financiamento. Se a construtora não entregar o imóvel no prazo planejado, o comprador pagará mais juros do que o previsto. Após apenas a entrega do imóvel, o comprador deixará de pagar a evolução da obra e passará a amortizar o saldo devedor com o banco.
_ _
Entre os imóveis cujo financiamento é contratado através dessa modalidade estão os que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida , onde as taxas de juros são reduzidas e as parcelas do financiamento ficam congeladas até a entrega do imóvel conforme já falamos, contudo, para isso acontecer é que o comprador paga os juros obra que é composto pelo percentual da evolução da obra mais a correção do saldo devedor pela taxa referencial (TR).
_ _
Vejamos o exemplo de um imóvel cujo valor financiado foi de 140.000,00; com parcelas de 1.000,00; vamos imaginar ainda que a evolução da obra esteja em 50%; e, a variação da TR no mês seja de 0,10%.
Parcela: 1.000,00 x 50% = 500,00
TR: 140.000,00 x 0,10% = 140,00
Logo o valor da evolução da obra nesse mês seria 640,00.
_ _
Quando a obra estiver 100% concluída, o comprador deverá aguardar ainda a liberação do Habite-se por parte da prefeitura, ou seja, enquanto não tiver recebido as chaves continuar pagando o juros obra e se nesse momento a TR não estiver zerada (ocorre quando a taxa básica de juros "Selic está baixa), significa que o valor da evolução da obra pode passar um pouco em relação à parcela do financiamento.
_ _
Segurança na compra de imóvel na planta: Conheça as Vantagens
Segundo informações constantes no site da MRV Engenharia, construtora que oferece através do Programa Minha Casa Minha Vida ; apartamentos em BH e Região Metropolitana e ainda em vários outros estados do País, existem grandes vantagens para o comprador aderir ao crédito associativo, são elas:
- Não há correção da parcela financiada depois de contratado;
- Não há risco de desenquadramento da Casa Verde Amarela durante a construção mesmo que o imóvel venha a elevar acima do teto do "Programa' durante a construção;
- A obra é segurada pelo banco, ou seja, a entrega é garantida;
- A construtora só recebe o que fez. Ou seja, se não aplicado na obra, não recebe;
- O banco acompanha a obra todo o mês para o comprador;
- É garantido a compra do seu apartamento;
- A parcela mensal do financiamento é conhecida desde o início;
- Não há risco de a obra não ser entregue
Como se proteger dos riscos ao comprar um imóvel na planta: dicas essenciais para o comprador consciente.
- Pesquisar a acreditar da construtora antes de fechar negócio;
- Verifique se a construtora possui registro nos órgãos competentes;
- Ler atentamente o contrato de compra e venda, se necessário peça a ajuda a um advogado;
- Certifique-se de que nenhum contrato possui informações subordinadas sobre a evolução da obra e o prazo de entrega;
- Checar se o imóvel possui registro de incorporação;
- Evite fazer pagamento antecipado ou fora do contrato;
- Acompanhe de perto o andamento da obra e questione qualquer atraso ou problema que surja.
_ _
Se você está pensando em comprar um imóvel na planta, somos especialistas na área e temos um time completo e competente para te ajudar, entre em contato ( WhatsApp ) receba uma consultoria gratuita e saiba como proceder na busca do seu imóvel.
_ _
Joselito Evangelista
MBA Perícia Econômico-Financeira (31) 97102-5953
O que você mais Gostou? Deixe seu comentário no final da página e inscreva-se em Nossa Newsletter , para receber a notificação dos Novos Posts.
Tags
Mercado Imobiliário