Resilientes - Comparativos entre as plantas e a psicologia comportamental dos indivíduos.
O bambu é uma planta muito flexível e um excelente exemplo de resiliência. Ele se mantém intacto perante as mais severas tempestades. Dependendo do açoite do vento, pode até envergar totalmente. No entanto, assim que a tormenta cessa, a sua estrutura natural retorna à normalidade.
As pessoas resilientes são emocionalmente fortes e têm boa capacidade de adaptação em meio à adversidade. Mesmo passando por grandes dificuldades, elas seguem em frente, lidando com os problemas sem ceder às pressões e aos obstáculos.
Conseguem enfrentar os momentos difíceis de frente, e mesmo que caiam, se levantam. Mesmo sofrendo danos, eles serão superados e voltarão ao seu estado anterior.
As pessoas resilientes possuem um sistema de defesa que fornece a força necessária para a recuperação, tanto física quanto emocional, quando são submetidas a forte estresse. Esse equilíbrio reduz a probabilidade de quebrarem definitivamente.
Algumas pessoas já nascem com essa habilidade devido a traços hereditários, que envolvem a transmissão das características genéticas de pais para filhos. No entanto, é possível desenvolver essa habilidade por meio da prática de exercícios direcionados.
Por exemplo, os pais podem ajudar seus filhos a desenvolver a resiliência desde a infância, oferecendo apoio irrestrito, mas, sem passar a mão pela cabeça nos momentos de aprendizado.
A capacidade de aprender e internalizar novas habilidades é um bom facilitador, a perseverança e a adaptabilidade também ajudam as pessoas a aprimorar sua resiliência, ajustando pensamentos e comportamentos para se tornarem mentalmente mais fortes.
A resiliência, assim como a motivação, surge de dentro para fora, portanto, pode e deve ser desenvolvida e praticada. Para isso, a primeira coisa que uma pessoa precisa fazer é analisar sua autoconsciência, ou seja, reconhecer suas forças e fraquezas.
As pessoas resilientes conseguem agir estrategicamente, enfrentando adversidades com mais otimismo, buscando sempre o equilíbrio e aumentando continuamente sua autoconfiança.
Leia também os artigos: "Frágeis e Antifrágeis - Comparativos entre as plantas e a psicologia comportamental dos indivíduos."