O Papel do Administrador na Promoção da Sustentabilidade e Inovação
PARTE II
BENEFÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Conforme Marras (2000, p. 135), os novos paradigmas no mundo dos negócios exigem cada vez mais intensidade e velocidade das organizações, bem como de seus talentos, alinhados com a realidade global, aptos a enfrentar os cenários que circundam todo o mundo.
Com o desenvolvimento sustentável, todos só têm a ganhar. As empresas que aderirem a esse programa se beneficiam, pois os consumidores estão cada vez mais atentos a diferenciais desse tipo, reagindo favoravelmente a essas organizações. Além disso, a sociedade e o planeta como um todo se beneficiam com a preservação do meio ambiente.
Muitas empresas estão apostando nessa tendência e investindo firmemente no desenvolvimento com base na sustentabilidade. Mesmo aqueles que não são ativistas ardorosos da preservação do meio ambiente estão se movimentando na direção do desenvolvimento sustentável, visando não sucumbir diante da opinião popular.
O ideal seria uma verdadeira conscientização e reconhecimento por parte de todos de que os recursos naturais são limitados e, portanto, finitos. Dessa forma, o planeta poderia respirar aliviado, com menos pressão da desmedida escalada rumo ao crescimento das empresas.
Débora Nobre e Rafael Imolene (2007), em um artigo que foi capa da Revista Brasileira de Administração, desde aquela época, já alertavam que: As projeções indicam que o aquecimento global neste século resultará em consequências drásticas, como elevação do nível do mar, extinção de espécies animais e vegetais, e ocorrência de eventos climáticos extremos, como ondas de calor, desertificação, tufões e furacões de intensidades sem precedentes. E tudo por culpa do homem e seus poluentes despejados no planeta" (Março/Abril de 2007).
A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, faz parte daqueles que defendem a criação de um selo ambiental. Durante um debate em Brasília, afirmou que "há um movimento global em direção à criação de uma marca ética para os produtos. Estamos alinhados com essa tendência."
Essa marca, como símbolo de responsabilidade social, faz parte de princípios e iniciativas adotadas no processo de um programa de gestão que se identifica com as tendências atuais de criação de um ambiente onde o desenvolvimento se equipara com a preservação ambiental.
Revela o comprometimento do gestor com o aprimoramento contínuo, sabendo que os benefícios obtidos com a implementação de um programa como esse evidenciam sua relevância não só na organização como em todo o globo terrestre.
Contudo, os projetos de desenvolvimento sustentáveis não devem se limitar apenas a algumas ações isoladas, mas sim a atitudes permanentes do empresariado. Deve impor-se o desafio de avaliar e conservar os impactos das decisões tomadas nesse sentido, buscando sempre a inovação e adquirindo o hábito da atualização contínua, pois as mudanças ocorrem frequentemente num mundo globalizado, sendo de suma importância acompanhar todas as variações.
LUCRATIVIDADE SUSTENTÁVEL
Mesmo considerando o princípio de que o objetivo básico da empresa é a geração de lucro, não é necessário agredir o Planeta para obtê-los. Existem vários exemplos de empresas bem-sucedidas que alcançaram o sucesso adotando práticas de desenvolvimento sustentável.
Ao criar objetivos e definir estratégias, essas empresas também consideram o impacto no meio ambiente e, consequentemente, na sobrevivência da humanidade. Elas conseguem encontrar maneiras de obter maior rentabilidade enquanto cuidam do Planeta ao mesmo tempo.
Sobre a atenção que devemos ter para com o nosso planeta, Leonardo Boff afirma: "Cuidado todo especial merece nosso planeta Terra. Temos unicamente ele para viver e morar. Trata-se de um intricado sistema de sistemas e superorganismo, delicadamente equilibrado ao longo de milhões de anos.
No entanto, o avanço predatório da industrialização nos últimos séculos ameaça desestabilizar esses equilíbrios de forma encadeada. Desde os primórdios da revolução industrial, no século XVIII, a população mundial tem adicionado 1 bilhão de habitantes a cada 12 ou 13 anos, atualmente em 2024, estima-se que já tenhamos ultrapassado aos 8 bilhões, resultando assim em um consumo cada vez maior de recursos naturais.
Notavelmente, a produção, fundamentada na exploração da natureza, expandiu-se mais de cem vezes nesse período. O agravamento deste quadro com a globalização do acelerado processo produtivo faz aumentar a ameaça e, consequentemente, a necessidade de um cuidado especial com o futuro da Terra" (1999, p. 133).
Cuidado nunca é demais e, no caso do globo terrestre, a necessidade urge. Os países ricos assinaram um acordo se comprometendo reduzir a emissão de gases tóxicos nos próximos anos. No entanto, segundo especialistas, se não forem tomadas medidas mais eficientes até o ano de 2050, o Planeta já estará em sérios apuros.
DESAFIOS PARA IMPLEMENTAR A INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
O processo de redirecionamento estratégico para atender ao desenvolvimento sustentável consiste em um importante obstáculo que os administradores das empresas contemporâneas devem transpor. Infelizmente, muitas ainda têm seus objetivos focados exclusivamente em resultados rentáveis, sem considerar o impacto futuro na humanidade.
A inovação envolve a prática de ideias e oferece aos empresários a oportunidade de antecipar-se às tendências atuais, criando um ambiente para o desenvolvimento sustentável seguro e permanente. Isso demonstra o comprometimento da organização e de seus dirigentes com o aprimoramento contínuo, alterando o foco exclusivo na rentabilidade como fim em si mesmo para um que não agride o meio ambiente.
Outro desafio é a habilidade em transformar criatividade em inovação. Muitas empresas enfrentam dificuldades em fazer essa conversão, onde a mudança organizacional desempenha um papel crucial. Para superar essas barreiras, é necessária uma análise abrangente tanto do ambiente interno quanto externo. Cabe ao administrador tomar decisões que apoiem o processo para um planejamento estratégico inovador e sustentável.
No contexto externo da análise organizacional, residem as oportunidades e ameaças que moldam o ambiente em que a empresa opera. Assim, a interação ativa com esse ambiente é essencial para que o administrador desempenhe efetivamente seu papel. Um aspecto crucial dessa interação é a correta identificação das expectativas da sociedade, que cada vez mais demanda ações em prol da preservação ambiental.
Essa análise revela uma série de variáveis que podem impulsionar ou dificultar o desempenho da empresa. É fundamental aproveitar as oportunidades identificadas e enfrentar as ameaças de forma proativa, seja minimizando seus impactos ou transformando-as em oportunidades de crescimento.
No ambiente interno, estão as forças e fraquezas que influenciam diretamente a capacidade da empresa de cumprir sua missão. Esses aspectos são moldados pelas decisões da alta administração e estão dentro do controle direto da organização. Portanto, uma análise ambiental criteriosa é essencial para orientar a formulação de estratégias e ações, permitindo que a empresa se adapte às condições do mercado e maximize suas chances de sucesso.
Diante dos desafios de promover a inovação e a sustentabilidade, é crucial que os administradores adotem uma abordagem estratégica e proativa. Isso envolve a capacidade de antecipar e reagir às mudanças no ambiente de negócios, tanto internas quanto externas.
Ao superar esses desafios com determinação e visão de futuro, as empresas podem garantir sua própria viabilidade a longo prazo e contribuir significativamente para um futuro mais sustentável para todos.
ATENDENDO AOS ANSEIOS DE MUITOS
Assim como uma empresa perde credibilidade diante da opinião pública ao adotar práticas reprováveis, o oposto também é verdadeiro. Já se percebe claramente a aceitação, por parte da sociedade, com relação às empresas que se posicionam como defensoras do meio ambiente.
Embora alguns possam considerar os recursos direcionados para a sustentabilidade como investimentos de retorno incerto, a realidade é que essa visão está cada vez mais sendo repudiada, caracterizando-se mais como uma miopia empresarial.
A preocupação das empresas com a sustentabilidade tem desempenhado um papel significativo no mercado, agindo como um "Share of Mind", ou seja, fixando a marca na memória do público-alvo. Mesmo que essa mensagem seja transmitida de forma sutil (o que nem sempre é o caso), ela se encaixa perfeitamente na definição de estímulo subliminar: inicialmente não percebido conscientemente, mas capaz de produzir o efeito desejado com o tempo.
Assim, é evidente que para a maioria da sociedade, as empresas que demonstram inovação e compromisso com a sustentabilidade não passam despercebidas, deixando uma marcante impressão de apreciação e confiança.
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